Com média de 20 mil atendimentos mensais no pronto-socorro, hospital possui centro cirúrgico e setor de diagnósticos. Maternidade realiza 300 partos por mês.
São Paulo, SP (abril de 2021) – Fundados há 40 anos, o Hospital Santa Helena e a Maternidade Santa Helena são reconhecidos por oferecer desde consultas clínicas até procedimentos de alta complexidade. O Hospital, localizado no bairro Vila Alzira, em Santo André (SP), possui 114 leitos para atender a uma média de 1.200 internações mensais. Por mês, são realizadas cerca de 1.000 cirurgias. A Maternidade, localizada em São Bernardo do Campo, realiza 300 partos mensais.
Em uma área de 7,5 mil m², o Hospital Santa Helena conta com pronto-socorro adulto que atende cerca de 20 mil pessoas por mês. Além disso, a instituição possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e dispõe de especialidades como neurologia, ortopedia e ginecologia, entre outras. Já a área diagnóstica, que realiza 9.400 procedimentos mensais, oferece exames como os de imagem (tomografia, ultrassonografia, raios-x) e laboratoriais. Para pacientes internados, são realizadas endoscopias, broncoscopias e colangiopancreatografias retrógradas endoscópicas (CPRE).
A Maternidade Santa Helena, por sua vez, possui 79 leitos, duas salas de partos, duas salas cirúrgicas, leitos de pré-parto e sala PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Além disso, conta com uma equipe de profissionais especializados, inclusive para gestação de alto risco, evitando e/ou minimizando as complicações para a mãe e para o bebê decorrentes de patologias maternas e/ou da criança. Todas as iniciativas fazem parte da implementação da linha do cuidado materno-infantil, que tem como objetivo o acompanhamento da mãe e do bebê desde o pré-natal até o pós-parto. São mais de 83 médicos e enfermeiros dedicados à área obstétrica na unidade.
A Maternidade Santa Helena é uma referência na cidade em acompanhamento de gestações de alto risco. Conta com programas de pré-natal consolidados e reconhecidos, vigentes nos ambulatórios da rede própria, além da retaguarda de uma equipe multidisciplinar e de unidades de terapia intensiva (UTI) adulta e neonatal que também conta com o serviço de Medicina Fetal. A instituição também recebe gestantes de baixa e média complexidade.
As instituições possuem o selo ONA 3, certificação máxima da Organização Nacional de Acreditação – a mais importante entidade certificadora de serviços de saúde do Brasil. O selo certifica que a instituição tem excelência em gestão ao adotar protocolos consistentes para garantir a segurança do paciente.
Reconhecimentos e Acreditações
ONA 3
Hospital Santa Helena, em Santo André, possui a acreditação máxima da Organização Nacional de Acreditação (ONA) pela excelência nos padrões de qualidade, segurança e gestão.
ONA 2
A Maternidade Santa Helena, em São Bernardo, possui a acreditação Organização Nacional de Acreditação (ONA) pelos seus elevados padrões de qualidade, segurança e gestão.
Parto Adequado
A Maternidade Santa Helena é um dos 108 hospitais participantes do projeto de atenção à saúde materna e neonatal, promovido pela ANS, com apoio do Ministério da saúde.
